RELOGIO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Antibióticos

Esse é o caso do uso indiscriminado de antibióticos, que merece atenção especial entre os medicamentos. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.



A jornalista Rita Rebelo conhece bem os efeitos do uso inadequado de antibióticos. \"Fiquei muito preocupada quando meu filho, de 14 anos, teve pneumonia. Ele passou a fazer tratamento com um medicamento fortíssimo depois que a primeira opção não fez efeito\", conta. \"Sempre fiz o possível para evitar o uso de antibióticos, pois sei o mal que eles podem causar ao organismo se forem usados de forma indiscriminada\", completa Rebelo.
Um estudo feito pela Anvisa em 64 hospitais de todo o país, entre julho de 2006 e o início deste ano, identificou casos de resistência a antibióticos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A pesquisa revelou, por exemplo, que um dos antibióticos recomendados para o tratamento de infecção urinária, a ceftriaxona, só fez efeito em 30% dos pacientes estudados. Já a oxacilina, um dos principais medicamentos utilizados no tratamento de pneumonia, só foi eficaz em 38% dos casos

BACTÉRIAS




As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.     



Através da microscopia eletrônica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas
                                                        Fungos

Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.

Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.



A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.

Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.
A Higiene Corretas nas mãos

Quando o assunto é saúde, o melhor e mais barato sempre é a prevenção e uma atitude simples como lavar as mãos pode evitar diversas contaminações.


E um exemplo simples é a correta higienização das mãos após a utilização do banheiro, e antes de realizar qualquer refeição, afinal as nossas mãos são as primeiras a tocar e pegar praticamente tudo o que vemos, fazendo com que as nossas mãos estejam sempre em contato com as mais diversas bactérias que podem fazer algum tipo de mal a nossa saúde.
E aproveitando o assunto, gostaria de saber do amigo leitor, se você sempre lava as mãos com cuidado após utilizar o banheiro e antes de realizar alguma refeição, ou você é o tipo de pessoa que acaba somente passando uma água rápida na mão e nem se quer usar algum tipo de sabonete, e nem sempre seca as mãos.
Seja sincero, deixe seu comentário e participe desse assunto tão importante que a higiene das mãos para a nossa saúde.