RELOGIO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Antibióticos

Esse é o caso do uso indiscriminado de antibióticos, que merece atenção especial entre os medicamentos. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.



A jornalista Rita Rebelo conhece bem os efeitos do uso inadequado de antibióticos. \"Fiquei muito preocupada quando meu filho, de 14 anos, teve pneumonia. Ele passou a fazer tratamento com um medicamento fortíssimo depois que a primeira opção não fez efeito\", conta. \"Sempre fiz o possível para evitar o uso de antibióticos, pois sei o mal que eles podem causar ao organismo se forem usados de forma indiscriminada\", completa Rebelo.
Um estudo feito pela Anvisa em 64 hospitais de todo o país, entre julho de 2006 e o início deste ano, identificou casos de resistência a antibióticos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A pesquisa revelou, por exemplo, que um dos antibióticos recomendados para o tratamento de infecção urinária, a ceftriaxona, só fez efeito em 30% dos pacientes estudados. Já a oxacilina, um dos principais medicamentos utilizados no tratamento de pneumonia, só foi eficaz em 38% dos casos

Nenhum comentário:

Postar um comentário